E a ciência?

Já parou para pensar o que é Ciência? Se nunca parou, pense por 30 segundos. Se já parou, pense novamente.

Aposto que se cinco pessoas discorressem sobre o seu conceito de ciência, teríamos cinco opiniões distintas.

Segundo o Merriam-Webster Online Dictionary, Ciência é o estado de saber, conhecer; também refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como à organização de conhecimento conseguido através de pesquisas.

Encontrei outra definição na internet, um pouco mais simples: “Ciência é todo saber adquirido que tem por finalidade explicar, de modo racional e objetivo, a realidade”.

Percebem como os dois conceitos estão certos e ao mesmo tempo incompletos?

Essas definições não se aplicam a só um tipo de ciência, como as ciências biológicas, físicas ou políticas, mas a todos os tipos de atividade que envolvem a metodologia científica.

A ideia desse post não é descrever sobre o que é a ciência ou sobre a história e filosofia da ciência (vou me valer aqui do clichê: isso é assunto para outro post!), mas para mostrar, assim como as definições, as áreas da ciência estão ao mesmo tempo certas, mas incompletas! Só com a Interdisciplinaridade que a ciência é completa, porque engloba todos os aspectos da nossa realidade.

Quando começamos a desenvolver algum tipo de ciência ou conhecimento, nos aprofundamos em alguma área de conhecimento, geralmente trabalhando em um modelo simplificado, para facilitar o nosso caminho. É muito mais fácil criar uma rede neuronal com 50 neurônios do que um sistema dinâmico de 80 bilhões de neurônios; ou propor um novo modelo sócio-econômico baseado somente em um algumas pessoas de uma população; ou elaborar um novo sistema de fusão de partículas, mesmo que essa fusão dure apenas alguns segundos. Mas perdemos o TODO! A realidade como ela realmente é!

Observe como o palestrante no vídeo abaixo navega com maestria entre várias áreas da ciência:

Viram como ele passa de um pensamento físico para um químico para um biológico? E como engloba tudo em um grande contexto para a realidade? Sensacional!

Se, de fato tivéssemos esse 1% a mais, como seria nossa vida? Como seria nossa medicina? E a nossa física e química? Nossa sociedade seria mais justa? Deixem seus comentários!

Claro que o pensamento integrativo é extremamente raro, mas a questão que eu queria deixar é: quando pensamos nele?

Até breve!

2 respostas em “E a ciência?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s