O Doping e um sonhador

Nos últimos três meses, enquanto eu andava por aí com minha pulseira da Livestrong Foundation, fui abordado por amigos dizendo “Mas por que você usa isso ainda?”. Respondo ao final do post.

livestrong

Lance Armstrong e Livestrong Foundation

Lance Armstrong é conhecido mundialmente por ter superado um câncer nos testículos, que havia se espalhado para os pulmões e cérebro.

A Livestrong é a fundação criada por Armstrong para auxiliar pesquisas e pacientes com câncer. Por ter sido criado por Armstrong, o uso da pulseira se tornou comum entre ciclistas.  logoApós a superação do câncer, Armstrong foi heptacampeão da competição mais importante de ciclismo no mundo, o Tour de France. Bom, ele era heptacampeão. Se você acompanhou as notícias esportivas nesses últimos meses, Lance foi acusado de doping e perdeu todos os títulos do Tour de France. Além disso, foi banido de qualquer tipo de competição esportiva, inclusive o triathlon, modalidade que voltou a praticar depois da sua aposentadoria no Tour. De títulos, só restou a medalha olímpica de bronze, conquistada em Sydney 2000, que ainda será julgado se o atleta fica com ela ou não. O pilar do escândalo é um ex-companheiro de Armstrong de sua equipe no Tour de France.

Biking_wallpapers_408

Entenda o caso

Armstrong foi acusado de realizar doping entre os anos de 1998 e 2005 durante compertições, entre elas o Tour de France. Armstrong foi acusado de utilizar dois tipos principais de doping. O primeiro é bem simples; estoca-se bolsas de sangue durante os períodos de treino. O sangue é então reintroduzido no atleta pouco antes da competição, aumentando assim a quantidade de hemácias disponíveis no sangue. O segundo método é a utilização de eritropoietina (EPO). A EPO é um hormônio glicoproteico que controla a produção de hemácias (eritropoiese). Com maior quantidade de hemácias, o transporte de oxigênio é maior e há uma melhora no desempenho.

Armstrong foi acusado de realizar um doping sistemático, onde ele sempre estaria “dopado”, por isso nunca foi pego em um exame anti-doping. A USADA (US Anti-Doping Agency) o baniu das competições esportivas para sempre.

Algo estranho no ar

Armstrong é um dos atletas mais testados no esporte. Nenhum resultado dele foi comprovado como positivo.

O que deixa o caso mais estranho é Armstrong se negar a criar uma tese de defesa. Ele já declarou que tudo o que tinha para falar ele já disse antes. Também se afastou da presidência da Livestrong no segundo sementre desse ano, com medo de que a sua imagem prejudicasse sua fundação.

Um sonhador

Não sou ingênuo para entender que atletas de elite usam doping. Com doping ou não, ninguém nunca teve uma marca igual a de Armstrong no ciclismo. Lance Armstrong foi e será uma lenda.

Por curiosidade, entrei na seção financeira do site da Livestrong. Em 2011, mais de 20 milhões de dólares foram investidos em programas de educação e financiamento, entre outros. Espero que o que ocorreu com Lance não reflita na fundação e que ela continue ajudando pessoas com câncer.

2011graphexpanded

Acho que Armstrong cutucou alguém grande, e que esse alguém quis prejudicar sua imagem. Infelizmente, essa é só a opinião de um sonhador e só o tempo dirá se eu estou certo ou não.

Ando por aí com a pulseira da Livestrong porque apóio a fundação e acredito que, independente de doping, Lance Armstrong foi o melhor ciclista que pisou neste mundo.

PS1: Na internet, encontramos sites pró-Armstrong e contra Armstrong. Vale a pena dar uma olhada nos dois pontos de vista.

PS2: Injeção de bolsas de sangue e administração de EPO são considerados doping por aumentarem a quantidade de hemácias circulantes. Sendo assim, Michael Phelps não deveria perder suas medalhas olímpicas por utilizar câmara hipobárica?

PS3: A ideia inicial para arrecadar dinheiro de Armstrong era vender cada pulseiras a 1 dólar. Se vendesse um número grande delas (por exemplo, 100 mil) poderia arrecadar um bom montante inicial. Em 2010, comprei uma pulseira em uma loja nos Estados Unidos, mas eu a perdi. Resolvi comprar uma aqui no Brasil. Vocês podem imaginar minha cara de surpresa quando quiseram cobrar 12 reais (!!!) por uma em uma bicicletaria paulistana. Mesmo se colocarmos o dólar a 3 reais, será que alguém poderia me explicar esse valor? Taxa de importação? Tributos? Maior quantidade de dinheiro doada à Livestrong?

Referências:

Illicit organogenesis: Methods and substances of doping and manipulation (2008). Thevis M, Schänz W. Organogenesis. 2008 Oct;4(4):264-71.

Total hemoglobin mass–a new parameter to detect blood doping? (2008) Prommer N, Sottas PE, Schoch C, Schumacher YO, Schmidt W. Med Sci Sports Exerc. Dec;40(12):2112-8.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s