Um show de ciência!

12208668

A primeira vez que assisti ao “Ciência em Show” na televisão, eu pensei: “Olha esses caras! Eles estão totalmente estereotipados como cientistas malucos!”

Wilson, Gerson e Daniel são nossos cientistas/apresentadores do Ciência em Show. Devo assumir que quando os vi, em meados de 2007, não botava muita fé nos rapazes…

Porém, conforme os programas aconteciam, a qualidade das apresentações melhorava. Saiam as roupas bizarras e tiradas sem sentido e entrava uma explicação aprimorada da experiência científica que estava sendo realizada.

Com o passar dos anos (e acho que o reconhecimento do público) as apresentações ficaram tão bacanas que o programa ganhou uma versão em um canal pago de televisão, chamado “Ciência em Casa”.

Na tv fechada, os episódios são mais longos e a produção melhor elaborada. Consequentemente, o tempo de explicação e as experiências realizadas podem ser bem feitas. Além disso, os três apresentadores passeiam por diversos locais, não ficam restritos a um palco de auditório. Ficou um programa muito bom, simples e divertido de assistir.

Eu particularmente gostei bastante do formato do programa. Eles tem uma ideia e a usam em diversos tipos de experimentos, para provar sua teoria, algo como a série americana MythBusters. Além disso, por tratarem a ciência de maneira divertida, é quase impossível não lembrar do Mundo de Beakman. Por fim, o formato dos episódios me lembrou um outro programa que eu assistia quando era menor na TV Cultura: o Professor.

De acordo com o site do grupo, Wilson, Gerson e Daniel se conheceram durante o curso de Física da USP e partiram para a parte de ensino e educação, levando a física de um modo divertido à grande parte da população aversa a ela, os estudantes. O Twitter do canal também está sempre atualizado e contém muita informação boa.

Por curiosidade, fui atrás da titulação de cada um. Ao que parece, nenhum deles tem doutorado, o que me leva a uma grande pergunta: é necessário um diploma para que se torne um bom cientista? Só realmente entendi o quanto é dífícil transmitir os conceitos científicos de uma maneira simples para o público em geral depois de começar a escrever no blog. Espero que os três cientistas/apresentadores ainda tenham muito sucesso, porque o que eles fazem é exatamente o que precisamos para a divulgação científica no Brasil!

PS: Não possuo os créditos dos episódios. Os vídeos foram postados aqui apenas como maneira de divulgação. Caso se ache prejudicado, por favor entre em contato para que possamos remover o conteúdo.

Anúncios

Uma resposta em “Um show de ciência!

  1. Pingback: 4 Programas infantis da década de 90 que te fizeram gostar de ciência | Prisma Científico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s