Quatro programas infantis da década de 90 que te fizeram gostar de ciência

Sem título

Poltergeist

“Poltergeist” com certeza não foi um deles, mas essa imagem tinha que entrar no post!

 

Com esta publicação damos início a um novo tipo de post aqui no Prisma: o TopPrisma (nome criativo, não?). O TopPrisma é um post diferenciado das colunas que costumamos escrever, pois nele listas temáticas serão apresentadas – sempre trazendo o lado científico de algum tópico, claro! – com um pouquinho mais de humor do que os textos habituais. Um exemplo é aquele meu texto com as falácias da mesa de bar, um pequeno embrião deste estilo de postagem, um teste que felizmente deu certo. Então podem esperar que às vezes textos com listas surgirão. Aqui tá tudo liberado, contanto que tenha ciência e sub-tópicos interessantes.

O TopPrisma inaugural não poderia tratar de outro assunto que não divulgação científica, afinal, esta é a razão de ser do blog. A divulgação científica desta lista será um pouco mais específica, abordando os programas de TV que traziam um pouco de ciência, melhorando a grade da TV aberta. Quando criança você provavelmente ficou fascinado com alguma magia científica sendo apresentada, algum líquido que mudava de cor, alguma explicação astronômica ou um pouquinho mais do conhecimento sobre o funcionamento dos animais em geral que fez com que a curiosidade com a natureza se tornasse uma das suas características. Digo isso com certeza, pois caso contrário você não estaria aqui lendo um blog de ciências. E, provavelmente, algum dos programas desta lista te incentivou a buscar o conhecimento.

.

oprofessor

professorO Professor trazia o físico Antonio Sadao Mori como um professor que aparentemente não precisava corrigir muitas provas, pois estava sempre disposto a receber em casa seus alunos. O programa tinha um perfil parecido com O Mundo de Beackman e Mr. Wizard (que nunca veio para o Brasil). Neste programa da Tv Cultura, Mori recebia crianças e ensinava sobre física e química, assim como um orientador extremamente disposto, Mori nunca se perguntava “Sério, criança, você de novo? Joga no Google!”. Para ensinar às crianças, além de experimentos, o professor apresentava algumas imagens em computação gráfica. O Professor foi uma tentativa de fazer com que nós, o futuro do Brasil naquela época, percebêssemos como é bonita essa tal de ciência. Acho que, particularmente, deu certo.

Quer entender de corrente elétrica e lembrar do Sadao? Veja esse vídeo postado no canal dele no youtube:

“Opa, vamos jogar?” “Não, professor, só quero assistência técnica free mesmo”.

.

magic

332090

Uma professora e seus alunos (cada um representando crianças com etnias diferentes), visitam com um ônibus mágico lugares normalmente inalcançáveis, como o espaço, dentro de objeto, o corpo humano ou mesmo o passado. Esse desenho animado foi inspirado em uma série de livros homônima.

Rola até uma teoria da conspiração com o programa e outro sobre natureza, o Capitão Planeta, onde a professora Frizzle do Ônibus Mágico na verdade é um avatar de Gaia que raptou crianças pelo mundo, dando uma educação voltada para o entendimento para a natureza, fazendo com que elas pudessem se tornar os heróis de Capitão Planeta. As cinco melhores crianças teriam sido escolhidas para ter os anéis, as outras quatro teriam sido descartadas…

onibus-magico-capitão-planeta

“Vai Planeta!”

Aposto que a imagem abaixo ficará muito mais macabra agora que você leu sobre a teoria da conspiração.

 tumblr_lock0iNz381qk2owu

.

xt

x-tudoApresentado por Gérson de Abreu e pelo boneco X, era o meu programa favorito quando menor. X-Tudo possuía vários quadros com ciência e literatura, explicados sempre com recursos visuais e musicais (o ser humano adora coisas brilhantes e barulhentas). O programa tinha charadas, ensinava as crianças a cozinhar (valeu pelo esforço, X-Tudo, mesmo assim não consegui) e a fazer pequenos experimentos em casa.

O foco do show não era a ciência, mas ainda assim ela era abordada o tempo todo e de forma simples para as crianças entenderem e se interessarem. Atores e comediantes famosos fizeram parte do programa, como Marcelo Mansfield, Rachel Barcha, Rafael Meira e Fernanda Souza.

Aqui vai um episódio de X-Tudo onde há mesmo um quadro onde é ensinado o que é Cronobiologia.

 

.

bea

Beakman

O grande campeão! O Mundo de Beakman influenciou tanto as crianças dos anos 90 que algumas – hoje atuais cientistas – até sonham em comprar um jaleco verde-cana como o dele. E aqui neste humilde blog Beakman nos influenciou tanto que em nosso curto tempo de vida pelo menos dois posts já o citaram: aqui e aqui (neste Bruno cita O Professor também). Sem falar que toda a proposta de um blog de ciências e divulgação bate completamente com o que Beakman fazia. Beakman falava de tudo! De higiene pessoal à astronomia, das neurociências à química. Você já pensou em como ensinar filosofia da ciência e epistemologia para uma criança? Ele já! E termodinâmica? Toma! Microbiologia? Tá na mão! Geologia? Segure a cabecita de la madre! E tudo agora pela internet, livre e nostalgicamente, divulgação de qualidade.

Pois é. O cara falava de tudo e você aí tendo dificuldades para ensinar multiplicação para seu sobrinho.

Recentemente o ator Paul Zaloom, que interpretava o cientista do jaleco verde-cana, esteve no Brasil e falou de seu atual projeto de ensinar neurociências para crianças, com o Beakman on the Brain. Vamos torcer para sair do papel.

Zaloom ainda disse essa frase quando ficou sabendo que alguns jovens decidiram entrar na ciência por causa da personagem que interpretava “Eu não tinha ideia que isso acontecia. Me faz chorar de alegria.”.

É, amigo, como diria o próprio Beakman: “This is no magic, it’s Science!”.

.

Menção honrosa: Tíbio e Perônio (Castelo Rá-Tim-Bum)

Eram dois cientistas que ensinavam algumas pequenas teorias, bem simples, para as crianças na saudosa Tv Cultura. Um dos atores inclusive fez parte do X-Tudo. Era só um pequeno quadro do programa Castelo Rá-Tim-Bum, mas merecem nossa menção.

.

E nos comentários sintam-se à vontade de comentar qual era o seu programa favorito, se você concorda com a lista e trazer qualquer outro programa que tenha sido esquecido.

Anúncios

7 respostas em “Quatro programas infantis da década de 90 que te fizeram gostar de ciência

  1. Gente! \o/ Eu amava 3 desses programas! \o/ O professor me fez amar a cultura japonesa desde os 5 anos de idade e até hoje tudo na minha vida gira em torno desse amor! \o/ Tem até um episodio que ele ensina a fazer sushi! O X-tudo e O Mundo de Beakman (esse último meu preferido!) me ensinaram coisas que uso até hoje, e olha que eu assisti isso na minha tenra infância e já estou com meus 24 aninhos! huhuhu!

  2. Vê lá, até o professor veio aqui comentar!
    Belo post, eu adorava esses programas também e hoj eme considero um cientista. Bem poderiam fazer algo novo nesse sentido, torço pelo projeto do Paul, alguma novidade sobre isso?

  3. olá moçada do Prisma Científico, Muito obrigado pelo post!

    Fiquei extremamente feliz em poder participar desse projeto, no qual, vcs identificaram um dos objetivos do meu programa- “…O Professor foi uma tentativa de fazer com que nós, o futuro do Brasil naquela época, percebêssemos como é bonita essa tal de ciência….”.

    O outro objetivo do programa, tá na cara (rsrsrsrsrs…), mas…. A idéia era valorizar o trabalho e o conceito do que é ser Professor.

    Forte abraço à todos!!

    PS – link com todos os capítulos: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/index.php?midia=pop

  4. Mto bom. Sugiro a quem tem saudades desses programas procurar os canais VSAUCE no youtube. Os videos semanais deles tem muita informacao do tipo desses programas e ainda tem links para muitos outros canais do youtube desse genero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s