Do que as mulheres gostam? Cinco interesses demonstrados pela ciência!

Sem título

Estudar o comportamento humano e as relações afetivas entre os indivíduos é muito desafiador e interessante. Basta espiar as relações afetivas amorosas e sexuais entre homens e mulheres, mulheres e mulheres, homens e homens. São muitas as perguntas científicas que podem surgir. E desde muito tempo, os homens vem tentando entender do que as mulheres gostam! Somos complicadas? Claro! É uma pitada de charme para deixar tudo mais interessante.

Do que as mulheres gostam

Tudo seria mais fácil se, como no famoso filme americano: “Do que as mulheres gostam” com Mel Gibson e Helen Hunt, vocês, homens, pudessem ouvir nossos pensamentos e agir conforme os sonhos de nossas mentes. No entanto, isso ainda não é possível, então vamos a alguns detalhes mais factíveis.

São muitos os estudos científicos mostrando quais as características de rosto, corpo, comportamento de homens que chamam a atenção das mulheres. Já quero deixar claro que nada é crucial no jogo da sedução, mas uma ou outra característica pode evolutivamente ser mais atraente do que a outra. Hoje vou me deter a cinco trabalhos muito interessantes. A diferença deste post para vários outros da internet é que aqui as coisas foram demonstradas cientificamente. Coloquei em uma ordem qualquer. Cada uma das leitoras pode fazer um comentário ao final, ranqueando as características em ordem de preferência. Vamos lá!

barba com moderação é bom

Ben AffleckEm maio de 2013 foi publicado um estudo na revista Evolution and Human Behavior, de autoria dos pesquisadores Barnaby Dixson e Robert Brooks da University of New South Wales, Austrália. Eles quantificaram o julgamento de mulheres em relação à atração, saúde, masculinidade e fotogenia de homens sem barba e com diferentes quantidades dela. Digamos que os grupos eram: os sem barba, os com barba por fazer, os barbudos e os quase Papai Noel. As mulheres julgaram as faces dos barbudos como mais atrativas do que os “quase Papai Noel”, os de barba por fazer ou os sem barba. Não nego que concordo plenamente! Por favor, meninos, barba SIM! E temos uma informação nova. Muitos pesquisadores acreditam que a atração das mulheres por homens com faces mais masculinizadas estaria relacionada ao período fértil do ciclo menstrual. O estudo dos professores Dixson e Brooks não observou diferenças na atração por homens barbudos em mulheres em diferentes períodos menstruais. Ou seja, mulheres gostam de barba o mês inteiro. Ainda falta saber que tipo de barba, densidade e distribuição são consideradas mais atrativas para elas. Aguardem os próximos estudos!

REFERÊNCIA: Dixson BJ, Brooks RC. The role of facial hair in women’s perceptions of men’s attractiveness, health, masculinity and parenting abilities. Evolution and Human Behavior. 2013; 34 236–241.

uma guitarra um violão

Jack Johnson

Um segundo estudo foi publicado na revista Psychology of Music, também em maio de 2013 (parece que estamos em uma época propícia para estudar o que as mulheres gostam, rs). Os pesquisadores Nicolas Guéguen, Sébastien Meineri e Jacques Fischer-Lokou, da Université de Bretagne-Sud e Université de Paris-Sud na França, fizeram um interessante estudo de campo. Os cientistas contrataram um jovem rapaz (tido como atraente) para paquerar 300 moças entre 18 e 22 anos que estavam andando sozinhas em diversas ruas de cidades de médio porte da França. A paquera rolava nas tardes de sábado e durante o início do verão. Bom, hein? O bonitão dizia “Oi, meu nome é Antoine. Só gostaria de dizer que você é realmente muito bonita. Eu tenho que trabalhar essa tarde, e estava pensando se você poderia me dar seu telefone. Eu te ligo e a gente pode tomar uma bebida juntos em algum lugar.”. O detalhe é que existiam 3 condições experimentais: o Don Juan em questão poderia estar carregando uma mala (case) de violão, uma sacola grande de esportes ou simplesmente não estaria carregando nada. Está bem, confesso, eu cairia em qualquer uma das condições (rsrsrs). No entanto, neste estudo, as mulheres ficavam mais caidinhas pelo pretendente músico. Neste caso, elas tinham 31% a mais de chance de dar o telefone do que nos outros casos (esportistas ou sem nada em mãos). O estudo tem algumas limitações, assim como tudo na ciência. O paquerador tinha um alto poder atrativo. Fica mais fácil dar o telefone para um Brad Pitt com ou sem violão do que para qualquer outro aí, né? Além disso, neste estudo só foi testado um tipo de instrumento musical: o que aconteceria com um tecladista ou saxofonista, por exemplo? É esperar novos estudos para ver. Por enquanto, vão tocando violão ou pelo menos carreguem pra lá e pra cá um case. Quem sabe a probabilidade de conseguir telefones aumenta! 😉

REFERÊNCIA: Guéguen N, Meineri S, Fischer-Lokou J. Men’s music ability and attractiveness to women in a real-life courtship context. Psychology of Music. 2013; 0 (0) 1-5.

Sinto muito mas tamanho importa sim

Talvez esse estudo seja um dos mais intrigantes. A equipe do professor Brian Mautz do Departamento de Biologia da University of Ottawa no Canadá, em colaboração com pesquisadores australianos, publicaram em uma renomada revista científica chamada PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), em abril de 2013, um trabalho mostrando que o tamanho do pênis e sua relação com o formato do corpo e altura do homem  importa sim. Pasmem ou não, mulheres acham homens com pênis maior mais atraentes. Parecia óbvio, mas não era. Foi apresentado a 105 mulheres heterossexuais australianas imagens computadorizadas de homens nus com diferentes formatos de corpo (relação ombro e quadril), altura e tamanho do pênis. Todos os quesitos foram importantes para a decisão das mulheres em relação à nota que deram às figuras. Alto + mais ombro do que quadril + maior pênis = muito mais atraente. No entanto, o tamanho do pênis foi realmente mais importante para o homem receber notas maiores, ou seja, ser considerado mais atraente. É importante ressaltar que neste estudo, os autores perceberam que o tamanho do pênis é mais importante para homens altos. Para os baixinhos, a diferença de atração relatada pelas mulheres em relação ao tamanho do pênis não foi tão evidente. De qualquer maneira, muitos ainda dirão que depois do tamanho vem a avaliação do “serviço”, certo? Bom, essa variável não foi testada neste estudo, quem sabe em próximos.

REFERÊNCIA: Mautz SB, Wong BBM, Peters RA, Jennions MD. Penis size interacts with body shape and height. PNAS. 2013; 110 (17) 6925-6930.

Simetria e parecido com ela!homem e mulherJá é batido que a simetria facial de cada um representa um maior nível de beleza e de poder de atração. No entanto, parece que as coisas podem ser mais complicadas. Quem foi que disse que opostos se atraem? Parece que em relação aos traços faciais não é bem assim. Em 2011, pesquisadores da Pennsylvania State University nos EUA, University of Chester, University of Liverpool e University of Stirling no Reino Unido se reuniram e publicaram um artigo na revista Personality and Social Psychology Bulletin a respeito de como casais heterossexuais se formavam. O grupo de cientistas liderados pelo professor Robert Burris, mediu diferentes características faciais de fotos de 34 casais que já estavam se relacionando há quase 2 anos. Através de análises estatísticas eles criaram 2 índices: de atração e de simetria do rosto entre os casais. Apesar de outros pesquisadores já terem mostrado que casais se escolhem em termos da atração física, neste estudo os autores relataram que a simetria entre os indivíduos parece ser um melhor preditor para a união amorosa de 2 pessoas. De maneira simples, nós procuramos pessoas parecidas fisicamente a nós mesmos (pelo menos em relação ao rosto). Por isso que talvez estranhamos quando observamos casais em que um dos indivíduos tem um visual muito mais atraente do que o outro.

REFERÊNCIA: Burriss RP, Roberts SC, Welling LLM, Puts DA, Little AC. Heterosexual Romantic Couples Mate Assortatively for Facial Symmetry, But Not Masculinity. Personality and Social Psychology Bulletin. 2011; XX(X) 1–13.

Voz grave querido

Seu JorgeAo meu entendimento, a maioria das mulheres gostam de um “xaveco” bem perto da orelha. E se tiver uma voz grave, melhor ainda não é? Pesquisadores da Inglaterra e da Alemanha publicaram na revista PlosOne, em abril de 2013, um trabalho a respeito de como a voz humana é um sinal de projeção do tamanho do corpo. Ficou difícil? Vou explicar! A voz é uma característica sexual secundária que é percebida como atrativa ou não pelas pessoas. Vocês provavelmente já acharam um voz super atraente ao telefone ou no rádio! Neste estudo, os cientistas apresentaram a mulheres vozes masculinas naturais ou sintéticas (feita por um computador). Essas vozes se diferenciavam na tonalidade (grave e agudo), na ressonância e na nasalação. Características como voz grave, ressonante e sem respiração nasal são relacionadas à projeção de corpos maiores. Essa teoria vem de estudos de chamados de animais. O detalhe é que essas características estão associadas à agressividade. E com certeza, a mulher não se sente atraída por vozes agressivas. No estudo, os pesquisadores demonstraram que uma voz grave e ressonante mas bem nasalada é mais sexy para as mulheres. Fale grosso, fale forte, mas fale ofegante!

REFERÊNCIA: Xu Y, Lee A, Wu W, Liu X, Birkholz P. Human Vocal Attractiveness as Signaled by Body Size Projection. Plos One. 2013; 4 (8) e62397.

Minha ordem de preferência: 3, 5, 4, 1 e 2! 😉 Qual é a sua?

Anúncios

17 respostas em “Do que as mulheres gostam? Cinco interesses demonstrados pela ciência!

  1. A-NI-MAL esse post, Karina! Acho que todos os mistérios agora foram resolvidos com tantos estudos falando sobre o que atraem mais as mulheres. E olha só a importância destas características da perpetuação da espécie, não? Eu já tinha lido sobre a assimetria facial e isso tem uma relação com a probabilidade de acasalamento e perpetuação da espécie. Não é a toa que chegamos onde estamos hoje, e BONITOS, é claro! hahaha! Beijos e continue escrevendo!

  2. Concordo com quase tudo, só não sabia sobre a simetria… Se bem que faz sentido, acho muito comum encontrar casais e ter a sensação de que se parecem… Já até falei para alguns o quanto eram parecidos… Vai ver que, sem perceber, esse é um item realmente procurado…

  3. Assunto mais do que interessante!!!! Parabéms pelo post!
    Também acho atraente as características citadas: tamanho (altura e documento), barba, voz grave e habilidades musicais. Nunca tinha pensado sobre a simetria facial. Vou prestar mais atençao nisso. Voz anasalada também foi uma novidade para mim.

  4. Oi Karina, achei bem interessantes esses estudos! Concordo também com quase tudo. E segue minha opinião.
    A barba, acho que depende de quem esta usando a barba, umas pessoas ficam melhores com, outras melhores sem.
    A voz grossa no ouvido baixinho, não tem quem não se derreta, se fosse cega o Seu Jorge seria o homem mais atraente pra mim! Rs
    A guitarra ou violão acho que é mais um up no currículo, mas acho que não faz tanta diferença.
    O tamanho faz diferença, mas também depende. Eu gosto de caras altos, quanto mais alto melhor. E a proporção é interessante, mas não gostaria de me deparar com o Kid Bengala, mas pérai né?! Já pensou um cara com 1,90m e o documento pqn?! Mas se o cara tiver uma estatura mediana, não tem problema nenhum o tamanho do pênis ser mediano também.

    Um abraço!!

  5. Sobre o estudo do tamanho do pênis eu chutaria que a altura é uma variável interveniente importante aí. Talvez seja mais uma questão do “conjunto” que do tamanho do pênis e nesse conjunto a altura seria um fator mais importante.

    O resto eu concordo com quase tudo, menos o da barba que concordo apenas em parte, porque tem homem que acha que deixar a barba crescer é ficar igual a um mendigo. Não cuida direito, deixa de qualquer jeito… Aí não, né meninos. 😛

    • Oi Aline. Obrigada pelo comentário!… Você está correta! No texto eu cito que a importância do tamanho do pênis foi mais evidente para homens mais altos por causa da proporção. Além disso, concordo plenamente que não é apenas ser barbudo mas cuidar da barba, do mesmo jeito talvez que as mulheres tem que cuidar dos cabelos compridos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s