A relação entre o ruído ambiente e a criatividade

Como é o seu ambiente de trabalho, é silencioso ou barulhento? Na sua opinião, qual desses dois ambientes é o ideal para se ter boas ideias?

Eu acredito que muitos apostariam em um ambiente silencioso. Um lugar calmo, sem agitação, em que poderíamos nos concentrar para colocar a cabeça para funcionar. O problema é que nosso ambiente de trabalho geralmente está bem longe dessas condições. O ruído de pessoas conversando ao fundo, o barulho do trânsito vindo da janela, ou mesmo o som do ar condicionado do escritório são apenas alguns dos barulhos mais comuns presentes no nosso dia-a-dia.

Exemplos de fontes de ruído

Exemplos de fontes de ruído

ruído pode ser definido como um som indesejado, cuja intensidade é medida em decibéis (dB). A exposição contínua a ruídos de alta intensidade pode causar problemas de saúde ou piorá-los a longo prazo, além de gerar impactos negativos na qualidade de vida das pessoas. Se de um lado, os ruídos de alta intensidade podem provocar consequências negativas ao indivíduo, a exposição a ruídos de intensidade moderada poderia trazer benefícios, segundo o estudo apresentado a seguir.

Para avaliar o desempenho de voluntários em tarefas que exigiam soluções criativas, os participantes foram expostos a diferentes tipos de ambientes. Um ambiente de trabalho relativamente silencioso (até 50dB de ruído ambiente), um lugar em que o ruído ambiente era considerado moderado (até 70dB – típico ambiente de escritório) e um local com ruído de alta intensidade (acima dos 85dB) – nesse caso, era como realizar a tarefa ao lado de uma das obras do metrô.

As pessoas que realizaram a tarefa em um ambiente com ruído de fundo moderado (até 70dB) foram capazes de encontrar soluções mais criativas quando comparadas com aqueles que fizeram a mesma tarefa em ambiente silencioso ou com ruído acima de 85dB. Os pesquisadores argumentaram que um ambiente com um pouco de ruído de fundo favorecia o pensamento abstrato, que era um fator positivo para o desenvolvimento de ideias mais criativas.

Para representar a relação entre a criatividade e o ruído ambiente, podemos visualizar um gráfico em “U” invertido. Ou seja, um ruído moderado seria o ideal para estimular a criatividade, enquanto com o silêncio total não haveria o estímulo e com muito barulho, ocorreria um prejuízo no desempenho .

Curva em "U" invertido

Curva em “U” invertido

Ainda nesse texto, vale a ressalva de que não é somente um ruído no ambiente que vai torna-lo mais criativo. Hoje, é muito discutido sobre como tornar um ambiente de trabalho mais criativo. Sabe-se que as empresas adotam uma série de estratégias que favorecem a criação, como flexibilidade de horários, maior interação entre os funcionários, maior liberdade, entre outros. Esses fatores, em conjunto, podem proporcionar um ambiente de trabalho mais produtivo.

Escolha o ruído de fundo de sua preferência:

https://www.focusatwill.com/

> Para você que gosta de músicas instrumentais em vários ritmos. É possível também cronometrar o tempo de trabalho.

http://coffitivity.com/

> Para você que gosta do ruído ambiente de cafés, mas tem preguiça de ir até o Starbucks. Aqui você encontra o ruído de conversas de fundo e café sendo serviço.

http://raining.fm/

> Para você que não sente vontade de ir ao banheiro quando ouve o barulho de chuva e também não tem medo de trovões. O ruído de fundo simula desde as garoas de fim de tarde de São Paulo até as tempestades da China.

Conhece mais algum site/aplicativo de ruído de fundo?

Compartilhe nos comentários!!!

Referência:

Mehta R.,  Zhu R., Cheema A. Is Noise Always Bad? Exploring the Effects of Ambient Noise on Creative Cognition.Journal of Consumer Research. vol. 39, nº 4, 2012.

 

Uma resposta em “A relação entre o ruído ambiente e a criatividade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s