A Beleza dos Dados – a estatística e seus gráficos

No primeiro semestre de faculdade eu me perguntei: Por que raios eu tenho de fazer uma matéria de Estatística sendo que escolhi cursar Psicologia? Ora, Psicologia não tem nada a ver com Estatística!

Na época eu não fazia ideia da importante relação entre essas duas disciplinas e tão pouco imaginava que a Estatística fosse assumir tamanha relevância em minha vida. Inclusive após ingressar na pós-graduação agradeci muito pelos dois semestres de aula de Estatística que tive na graduação.

Minha ingenuidade vinha basicamente da falta de conhecimento, medo dos números e por achar a Estatística algo bastante chato. Pensando neste último ponto, de fato a Estatística pode ser maçante quando olhamos para uma tabela com infinitos números e siglas que podem complicar e não ajudar. Algumas vezes simplesmente ignoramos informações e focamos na busca de um tal asterisco, cruz, ou algo que destaque a existência de significância estatística.

Caso você seja mais detalhista ou queira se aprofundar mais, pode consumir um bom tempo para entender uma tabela pouco inteligível. Porém, existem outras formas de representação de dados que não em tabelas. Os gráficos. Muitas vezes mais sucintos e às vezes de mais fácil compreensão.

Agora é o momento de ampliar sua perspectiva sobre gráficos e ir além dos famosos histogramas, gráficos de pizza ou de linhas.

David McCandless é jornalista, escritor e designer de informações. Seu trabalho e de sua equipe é basicamente deixar as informações mais belas divulgando-as através de bonitos e interessantes diagramas e infográficos. Tudo isso utilizando o mínimo possível de palavras. Para ele, isto permite focarmos somente nas informações importantes.

Imagine uma linha do tempo sobre a intensidade de medos da população. Gripe suína, gripe aviária, bug do milênio e até mesmo o ataque de vespas assassinas. Provavelmente a representação gráfica que você possui não perpassou pela forma que David utilizou para representar esses dados.

Assista abaixo a palestra de David no TED na qual ele apresenta este exemplo e vários outros. E tem legenda em português!

 

David também possui um blog contendo dezenas e dezenas de gráficos. Alguns deles dinâmicos, nos quais você pode destacar certas informações. Um exemplo é este gráfico que apresenta evidências científicas sobre alimentos e seus benefícios à saúde. Nele você pode verificar o nível de evidência científica existente sobre determinado alimento, escolher somente as frutas e/ou vegetais da lista, verificar associações específicas com o tipo desfecho de saúde que você mais se interessa (diabetes, controle do peso, saúde mental, etc.).

Além disso, você pode escolher entre destacar a popularidade ou o interesse científico da relação alimento e seu benefício à saúde. E o melhor, ao clicar no alimento, por exemplo, mel, você pode ver um resumo sobre a associação entre ele e atividade antimicrobial. Clicando novamente você pode acessar o principal artigo científico sobre tal evidência, sendo direcionando automaticamente ao PUBMED (principal biblioteca virtual contendo mais de 23 milhões de citações relacionadas à literatura biomédica). Este cuidado em demonstrar a fonte do dado é sempre presente nos trabalhos de David e sua equipe.

Outro detalhe é que caso você queira ver a planilha com as informações de alguns gráficos, o blog também disponibiliza o acesso através do Google docs.

Enfim, a arte de apresentar dados não precisa ser tão sisuda e entediante. Basta ter ferramentas disponíveis e bastante criatividade para que tudo se torne mais belo e interessante aos olhos do leitor.

Ahhh! E se ainda não está participando da Promoção de aniversário do Prisma, clique AQUI e se inscreva!

4 respostas em “A Beleza dos Dados – a estatística e seus gráficos

  1. Muito legal André!
    Os infográficos também são bem legais para visualização de outros tipos de análise que não se baseiam somente em dados numéricos. Um bom exemplo disso é o infográfico da retórica empregada no famoso discurso do Martin Luther King Jr. “I have a dream” .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s