Olhos Valirianos

Como bons apreciadores de Game of Thrones, vamos a mais um post do Prisma que tem relação com a série inspirada na coleção de livrosAs Crônicas de Gelo e Fogo”, escritas por George R.R. Martin.

Depois de falar sobre a  Khaleesi brasileira e os Corvos, chegou a hora dos famosos Olhos Valirianos, que representam uma das características físicas típicas dos representantes da Casa Targaryen, cuja família é originária da antiga Cidade de Valíria.

Viserys e Daenerys Targaryen

Viserys e Daenerys Targaryen

Este texto não contém SPOILER!! Vai fundo amigo(a)!!😉

Mas antes uma curiosidade sobre a série: Originalmente os produtores da série de TV filmaram as primeiras cenas de Viserys e Daenerys Targeryen utilizando lentes de contato violetas, pois o primeiro livro “Game of Thrones” descreve os olhos Valirianos como cor violeta. No entanto, as lentes foram abandonadas posteriormente como foi explicado em um dos episódios comentados da primeira temporada: “Atores atuam com os olhos e aquelas lentes acometiam a emoção da cena”.

Olhos de cor violeta realmente existem e são considerados um dos tipos de variação mais raros do mundo. Acredita-se que são causados pela combinação da íris azul com os vasos sanguíneos que a permeiam, provocando uma coloração tipicamente lilás ou violeta.  O exemplo de portadora desta peculiar característica mais famosa, depois, é claro, de Daenerys Targeryen, foi a atriz Elizabeth Taylor.

Elizabeth Taylor

Elizabeth Taylor

Ao observar a cor dos olhos da atriz nas fotos, notamos algumas nuances que podem mudar dependendo da quantidade de luz absorvida no momento. Assim tanto a cor da roupa que vestimos quanto os traços e os tons de maquiagem que utilizamos no nosso dia-a-dia podem influenciar na percepção da cor dos olhos. Fato é que tais nuances são mais perceptíveis em pessoas com olhos claros.

Sabe-se que a cor nossos olhos é determinada geneticamente pela quantidade do pigmento melanina na região da íris. Assim como ocorre com a cor da nossa pele, ou  seja, quanto mais melanina, mais escuros tendem a ser os olhos.

Qual é a cor dos seus olhos?

Qual é a cor dos seus olhos?

O pigmento melanina tem o objetivo de impedir a reflexão da luz por todo o globo ocular. Na ausência deste pigmento, os raios de luz são refletidos em todas as direções dentro do globo ocular, o que gera a iluminação difusa da retina, e não o contraste natural entre o claro e o escuro necessário para formação de imagens precisas.

A herança da cor dos olhos é frequentemente difundida nas escolas ao se caracterizar os genes responsáveis pelos olhos castanhos como dominantes e os azuis como recessivos, dessa forma pais com olhos azuis vão sempre gerar uma criança com olhos azuis e nunca castanhos. Este exemplo, na verdade, não representa a complexidade genética do olho humano e o fato é que a herança da cor dos olhos não depende exclusivamente de dois, mas de uma série de genes. Logo, esta herança é classificada como do tipo poligênica e por isso, pais com olhos azuis podem sim dar origem a uma criança com olhos castanhos, apesar de se tratar de um caso bastante raro.

A genética envolvida na determinação da cor dos olhos tem sido objeto de uma série de estudos que buscam encontrar o endereço desses genes em nosso código genético (ver referências). Genes que são passados de geração em geração e, que no caso dos Targaryen, fazem com que todos os seus descendentes apresentem os olhos de cor violeta muito possivelmente devido a alta prevalência de casamentos consanguíneos.😉

Referências:

Frudakis T, Thomas M, Gaskin Z, Venkateswarlu K, Chandra KS, Ginjupalli S, Gunturi S, Natrajan S, Ponnuswamy VK, Ponnuswamy KN. Sequences associated with human iris pigmentation. Genetics. 2003 Dec; 165(4):2071-83.

Larsson M, Pedersen NL, Stattin H. Importance of genetic effects for characteristics of the human iris. Twin Res. 2003 Jun;6(3):192-200. 

Sturm RA, Frudakis TN. Eye colour: portals into pigmentation genes and ancestry. Trends Genet. 2004 Aug; 20(8):327-32.

3 respostas em “Olhos Valirianos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s