Divulgação de evento!

Nota

eventoO avanço científico é marcado por uma constante especialização de áreas de pesquisa. Saímos da Física e fomos para a termodinâmica e relatividade geral. Da Biologia à taxonomia e biologia molecular. Sem perceber, cientistas e entusiastas da ciência se afundam mais e mais em seus campos de interesse e perdem o panorama daquilo que realmente buscam conhecer: a natureza. Chegou a hora de levantar nossas cabeças e começar a olhar o que outras pessoas estão fazendo.

É por isso que o psicólogo e etólogo Jerry Hogan e o psicólogo Altay Lino de Souza estão organizando o seminário Cérebro, Cognição, Comportamento e Evolução: De Poliglota a Monoglota? Frente a frente pesquisadores brasileiros e estrangeiros irão discutir como cada um deles utiliza abordagens diferentes para responder as mesmas perguntas sobre a natureza que tanto lhes interessa. Um choque de mundos científicos!

O evento ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de junho no Instituto de Estudos Avançados – USP e não precisa de inscrição. Haverá transmissão ao vivo pela Internet com a possibilidade de envio de perguntas.

Acesse o link abaixo para saber mais sobre o seminário:
http://goo.gl/ua0Yqf Continuar lendo

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Divulgação de evento!

Nota

logotipocompletoUmas das autoras aqui do Prisma Científico, Dra. Karina Abrahao, juntamente com as Profas. Dras. Tatiana Ferreira e Raquel Fornari gostariam de convidá-los a participar do simpósio que irá reunir diversos cientistas internacionais para discutir recentes avanços e perspectivas sobre os mecanismos neurais da regulação do comportamento e da memória. O evento ocorrerá nos dias 5 e 6 de julho de 2015 nas dependências da Universidade Federal do ABC e conta com o apoio da FAPESP, CAPES e da pró-reitoria de extensão da UFABC.

Vagas limitadas! Confiram maiores informações no site do evento.

http://neuro.ufabc.edu.br/behaviorandmemory/

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XV Curso de Verão em Psicobiologia – UNIFESP

Nota

logo_divulgaçãoO Curso de Verão em Psicobiologia é uma iniciativa dos pós-graduandos e docentes do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP com o intuito de propiciar um espaço para divulgação e ampliação do conhecimento sobre a Ciência em Psicobiologia. 

Ao longo do Curso oferecemos aulas teóricas e práticas, palestras, discussões e outras atividades reflexivas. Alunos de todo o Brasil têm a oportunidade de entrar em contato com as pesquisas desenvolvidas dentro das mais diversas áreas acerca da Psicobiologia, possibilitando uma expansão do raciocínio científico.

Público Alvo: Estudantes de Graduação e recém-formados de todo o Brasil, principalmente das áreas Biológicas e da Saúde dispostos a enveredar no estudo das Neurociências.

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PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO PRISMA!

Nota

PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO PRISMA!

Quer ganhar um livro irado sobre a história da ciência e pra melhorar, uma caneca exclusiva do Prisma?

Participe da promoção de aniversário do Prisma e concorra a todos esse prêmios.

Para participar basta clicar AQUI!

Atenção aos regulamentos da promoção! 

Curta nossa página no Facebook e acesse nosso blog!

Post convidado

Nota

POST CONVIDADO

Agora é a sua vez de refratar conosco!

É com muita honra que anunciamos a estreia dos posts convidados… Inicialmente, convidamos alguns colegas para refratar diferentes e novas opiniões no Prisma. A partir de agora vocês verão textos de autores de diferentes áreas!

Além disso, iremos abrir uma oportunidade para que você também possa enviar teu texto e opinião! Quer ver seu texto publicado no Prisma Científico? Fique atento às regras que estarão no nosso Blog, logo mais!

Saudações…

Universidades federais finalmente expostas na Scientific American Brasil

Nota

Na edição de fevereiro da revista Scientific American o professor Adonai Sant’Anna, da UFPR, escreveu uma matéria interessantíssima sobre alguns aspectos das universidades públicas que dificultam o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil.

No meu texto “Ciência Tecnologia e Inovação no Brasil: as causas, as consequências e as providências!” eu havia indicado alguns pontos da regularização da docência das universidades como fatores que dificultam o desenvolvimento científico do Brasil (i.e. dedicação exclusiva, falta de autonomia universitária, entrave do governo para parcerias com setor privado), mas não me atentei para um dos principais pontos descritos pelo Prof. Sant’Anna (abaixo), a estabilidade de funcionário público e a falta de meritocracia. O interessante é que esse texto vem de alguém que dentro do sistema (um professor universitário), e analisa como esses fatores criam uma atmosfera entre os docentes e universidades que pouco estimula o desenvolvimento de pesquisa de ponta e de tecnologia. Continuar lendo